PPGCR - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM

CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

A Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM é um programa com perfil multidisciplinar e de alto padrão de qualidade, voltado para profissionais da saúde. O programa reúne pesquisa e aplicação dos aspectos da reabilitação em um só lugar.

Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recomendado pela Capes desde 2009, o programa conta com Mestrado, reconhecido em 2009, Doutorado, reconhecido em 2015, e Pós-Doutorado, disponível desde 2013.

Durante seus estudos, você vai desenvolver habilidades funcionais de desempenho, reabilitação esportiva/paradesportiva e outros voltados para aperfeiçoamento de técnicas e estratégias.

Além disso, será inserido em programas de pesquisa, consolidados e autônomos, e também na criação e desenvolvimento de núcleos de pesquisadores. Sempre articulando ensino e pesquisa, o que te prepara para exercer atividades de pesquisa, desenvolvimento de soluções e de docência no Ensino Superior.

O Mestrado tem como objetivo qualificação do profissional para a docência em nível superior e pesquisa por meio do aprimoramento do conhecimento acadêmico e profissional. Já o Doutorado, busca formar pesquisadores independentes com capacidade de produzir evidências científicas em Ciências da Reabilitação, bem como atuar na docência superior.


PESQUISA OU APLICAÇÃO

FIQUE COM OS DOIS

O Programa Acadêmico de Ciências da Reabilitação abrange desde os estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

Reabilitação Interdisciplinar

A Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação, oferece um programa multidisciplinar e de alta qualidade para profissionais da saúde. Focada em pesquisa e aplicação prática, capacita pesquisadores e docentes de diversas formações para atuar em reabilitação e promoção da saúde, integrando ensino e pesquisa.

 

Inovação

Além das linhas de pesquisa tradicionais – Avaliação Funcional em Reabilitação e Abordagem Terapêutica em Reabilitação – o Programa conta com a linha de Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado, que inclui o estudo de intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva adaptada e otimizar o desempenho funcional de atletas e paratletas.

Linhas de Pesquisa Diversificadas

Com sua área de concentração nos Aspectos Funcionais em Reabilitação, a finalidade dessa área é analisar os processos envolvidos nas respostas funcionais, os métodos e técnicas de avaliação, bem como a investigação da eficácia de intervenções relacionadas à prevenção e reabilitação física dos sistemas orgânicos no âmbito individual e coletivo.


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Analisar os processos envolvidos nas respostas funcionais, investigando métodos e técnicas de avaliação, assim como os efeitos de intervenções relacionadas à prevenção de condições relacionadas à saúde, desempenho e capacidade funcional, funcionalidade (atividade e participação), e reabilitação no contexto clínico e no esporte. Nesse contexto, desenvolver métodos e processos inovadores para avaliação e intervenção em reabilitação.

Linhas de Pesquisa
Abordagem Terapêutica em Reabilitação

Estudo de ações de atenção primária, secundária e terciária, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde. Estudo do efeito das intervenções terapêuticas na capacidade funcional e na qualidade de vida nas fases do desenvolvimento, visando a reabilitação de desordens nas diversas populações.

Avaliação Funcional em Reabilitação

Estudo dos aspectos funcionais do processo saúde-doença nas diversas populações, considerando as dimensões biopsicossociais (morfológica, biomecânica, fisiológica, fisiopatológica, cognitiva, emocional e participação). Estudo, desenvolvimento e validação de procedimentos e tecnologias para avaliação funcional em reabilitação.

Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado

Estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos, funcionais, psicoemocionais e sociais relacionados à prática de esportes (convencional e adaptado), e a otimização do desempenho esportivo, abrangendo praticantes recreacionais e profissionais em todas as faixas etárias. Estudo dos fatores de risco e proteção de lesões advindas da prática esportiva e dos efeitos de intervenções para sua prevenção, recuperação e reabilitação em diversas populações.


PARTICIPE DO PROCESSO SELETIVO

As vagas são limitadas. Inicie a sua Inscrição!

arthur-1
Coordenador

Arthur de Sá Ferreira

Com Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica pela UFRJ. Professor adjunto e coordenador do PPGCR na UNISUAM, fundou o Laboratório de Simulação Computacional e Modelagem em Reabilitação. Bolsista produtividade do CNPq.

asferreira@unisuam.edu.br

Google Acadêmico
ORCID
Research Gate
Lattes

Corpo Docente