SAÚDE BIOPSICOSSOCIAL
A pós-graduação Stricto Sensu em Saúde Biopsicossocial é um programa interdisciplinar destinado a todos os profissionais da saúde que buscam aprofundar conhecimento sobre abordagens biopsicossociais no campo da saúde.
Este curso de mestrado acadêmico reúne pesquisa científica e aulas teórico-práticas sobre abordagens biopsicossociais avaliativas e de intervenção em serviços de saúde e em condições de saúde específicas.
O curso foi reconhecido pelo MEC e recomendado pela CAPES em formato associativo com a Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB - São Luís do Maranhão). Corpo docente é formado por ambas instituições e as pesquisas podem ser desenvolvidas tanto no Rio de Janeiro quanto em São Luís. As aulas acontecem presencialmente na UNISUAM, campus Bonsucesso.
PESQUISA APLICADA
Formação Interdisciplinar nos Diferentes Níveis de Atenção à Saúde
O curso oferece formação acadêmica e de pesquisa a partir da abordagem biopsicossocial, que pode ser aplicada em diferentes especialidades e níveis de atenção à saúde.
Pesquisa Científica Associada à Prática Clínica e aos Serviços de Saúde
A proposta do curso visa ensinar práticas em pesquisa científica a partir da solução de problemas em serviços de saúde, na área clínica e na qualidade do cuidado.
Conhecimento Voltado para Necessidades do Mercado de Trabalho em Saúde
A melhora da qualidade do cuidado é uma necessidade constante na área da saúde. Práticas inovadoras que consideram a complexidade do modelo biopsicossocial na saúde são estimuladas no curso.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
A partir do entendimento que o estudo dos aspectos inerentes ao processo saúde-doença do ser humano deve ser multidimensional, interdisciplinar e colocar o indivíduo como protagonista da sua própria saúde, o ensino ofertado e os projetos desenvolvidos pelo programa devem carregar intrinsecamente o conceito de saúde biopsicossocial. Isto é, a percepção de que a saúde é diretamente influenciada pelas dimensões físicas, psicológica e social dos indivíduos, cabendo aos profissionais que atuam no campo da saúde compreenderem os aspectos determinantes de cada uma destas dimensões. Atualmente, os avanços tecnológicos permitem a utilização combinada de ferramentas clínicas, de apoio à gestão de serviços e tecnológicas, potencializando assim a interdisciplinaridade no campo da saúde. Tais incorporações tecnológicas nos diferentes níveis de atenção à saúde vêm sendo discutidas como a nova saúde 4.0. Neste sentido, as pesquisas desenvolvidas pelas linhas abarcadas por esta área de concentração, deverão se ancorar nos conceitos de interdisciplinaridade e abordagem biopsicossocial na saúde, com estímulo específico para utilização de tecnologias digitais aplicadas à saúde.
Linhas de Pesquisa
Abordagens biopsicossociais na prevenção primária das condições de saúde mais prevalentes nos diferentes ciclos da vida humana.
Esta linha agrupa projetos interdisciplinares voltados para avaliação, promoção da saúde e redução da exposição a fatores de riscos, especialmente do trabalhador e de grupos vulneráveis, incluindo mulheres, idosos, crianças e adolescentes, especificamente ao nível da atenção primária à saúde. São contempladas abordagens empírico-teóricas, tecnológicas e interdisciplinares, sobre possíveis determinantes das dimensões física, mental e social da saúde humana, alinhadas ao conceito de saúde 4.0 com aplicabilidade prática para a sociedade, tanto na esfera pública quanto privada.
Investigação e intervenções biopsicossociais voltadas às doenças crônicas
A linha agrupa pesquisas interdisciplinares a partir de uma perspectiva holística do ser humano, principalmente ao nível da atenção de média e alta complexidade na saúde. A linha busca abarcar projetos sobre aplicabilidade de técnicas e abordagens biopsicossociais específicas para aspectos envolvidos no processo saúde-doença, incluindo os diferentes ciclos da vida humana, com ênfase nas condições que interferem nas dimensões física, mental e social da saúde humana. Essa linha também aborda iniciativas na área da saúde digital, considerando as diferentes possibilidades que as novas tecnologias trazem para otimização da avaliação, do tratamento, e da relação do profissional de saúde com o indivíduo.
PARTICIPE DO PROCESSO SELETIVO
As vagas são limitadas. Inicie a sua inscrição!
MESTRADO
Aprofunde-se em pesquisa e docência com nosso Mestrado.
Documentações Gerais
COORDENAÇÃO
Conheça os profissionais responsáveis por conduzir e inovar nosso curso.
Renato Santos de Almeida
Doutorado em Saúde Pública pela ENS/FIOCRUZ e Mestrado em Gestão de Serviços pela Universitè Françoise Rabelais, Tours - França. É fisioterapeuta, professor federal e pesquisador na área de reabilitação musculoesquelética junto aos programas de pós-graduação Stricto-sensu da UNISUAM.
renato.salmeida@souunisuam.edu.br
Corpo Docente UNISUAM
Corpo Docente UNDB
INFRAESTRUTURA
Laboratórios de Pesquisa
PUBLICAÇÕES
Fique por dentro da produção científica dos nossos pesquisadores.